ANS debate qualidade dos serviços de saúde suplementar

ANS promove simpósio sobre economia, regulação e saúde sumplementar
4 de setembro de 2017
Comissão Especial adia o parecer sobre as mudanças em Planos de Saúde
9 de novembro de 2017

ANS debate qualidade dos serviços de saúde suplementar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, no dia 18 de outubro, mais uma reunião do Comitê Técnico de Avaliação da Qualidade Setorial (COTAQ). O encontro debateu regularmente melhorias na qualidade dos serviços de saúde suplementar com representantes de prestadores e de operadoras de planos de saúde. O tema do comitê foi o Fator de Qualidade e a necessidade de revisão do índice.

“Nossos programas visam promover a qualidade no setor de forma desvinculada à financeira. É fundamental ampliar o diálogo entre operadoras e prestadores de serviços para atender a todos os envolvidos, em especial o beneficiário de plano de saúde. Cabe à ANS um papel mais indutivo do que interventivo nesse ponto”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Rodrigo Aguiar. “É imprescindível que as operadoras entendam a necessidade de contratarem prestadores qualificados, mantendo e ampliando o ciclo de acreditação da rede”, acrescentou. O diretor abriu a reunião do COTAQ, a primeira da nova gestão, lembrando que a Agência tem dedicado atenção especial ao tema.

O diretor-adjunto de Desenvolvimento Setorial, Daniel Pereira, ressaltou que qualidade deve ser tema primordial de qualquer agência reguladora. “Devemos nos debruçar sobre essa pauta para melhorar substancialmente os serviços e até atingir a excelência”, incentivou Pereira. A gerente-executiva de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial, Ana Paula Cavalcante, detalhou como programas indutores de qualidade da ANS, caso do QUALISS e do Programa de Qualificação de Operadoras, são efetivos na acreditação da rede de prestadores da saúde suplementar.

Fonte: ANS.